Bolachas de Chopp Curiosidades

Colecionadores Bolacha de Chopp Personalizada

Bolachas de Chopp Curiosidades

Bolachas de Chopp Curiosidades  sites_parceiros

As primeiras bolachas de chopp das quais se tem conhecimento datam da Alemanha do final do século XVIII. Os alemães, desde sempre apaixonados por cerveja, precisavam de algo que protegesse suas bebidas contra insetos e seus balcões de marcas de canecas – para se ter ideia de quanto as marcas no balcão eram indesejáveis, na época cada caneca tinha capacidade para mais de 1L de cerveja.

Assim, em 1880, a fábrica Friedrich Horn introduziu a primeira bolacha de chopp feita de papel cartão. Como tudo inventado tende ao aprimoramento, em 1882, um homem chamado Robert Sputh introduziu a primeira bolacha de chopp feita de polpa de madeira.

Nesta época, o processo de fabricação ainda era artesanal e complicado, já que era necessário que a polpa fosse colocada em um molde e pressionada até que chegasse à sua forma final.

É necessário notar que, neste período, a bolacha era utilizada somente como um acessório de bares e tavernas. Foi só depois de 1990 que o objeto começou a ser utilizado também como um meio de publicidade, tal como o conhecemos hoje.

Telefone : (11) 5083-1061

WhatsAp : (11) 95316-8457

Email : loja@portacopos.com.br

O processo de fabricação

Apesar de já bastante popular, foi somente depois dos anos 60 que a bolacha de chopp começou a ser utilizada em massa. Isso foi devido ao advento da máquina de papel, que permite a transformação da polpa de madeiras (ou celulose) em qualquer formato e espessura de papel, de forma rápida e prática.

Soma-se a isso o fato de, 10 anos depois, seria inventada a impressão offset. Esta impressão permitia que as bolachas fossem estampadas de forma mais resistente e simples, ampliando ainda mais o uso comercial das bolachas.

Apesar de o papel ainda ser o material mais utilizado na fabricação das bolachas, tanto por sua resistência quanto por seu custo, relativamente barato quando comparado a outros materiais, existem diversos materiais empregados na fabricação dos objetos, que acabam por torná-las raras. Para se ter uma ideia, recentemente foi vendida no Ebay uma bolacha de chopp por US$ 1.500,00.

Hoje, mais que útil, as bolachas de chopp estão se tornando itens colecionáveis. Para se ter uma ideia, já existe até um nome para designar este tipo de coleção: tegestologia.